A Fundação Dom Bosco possui assistência social para as famílias em suas unidades.
A assistência social por meio do Artigo:203 Constituição Federal, será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição à seguridade social, e tem por objetivos:
I – a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;
II – o amparo às crianças e adolescentes carentes;
III – a promoção da integração ao mercado de trabalho;
IV – a habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;
V – a garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.
A prática das ações da assistência social para com as da pessoa com deficiência intelectual / múltiplas e de suas famílias, com atendimento especializado, são organizadas e direcionadas frente as situações de vulnerabilidade, risco pessoal e social por eles vividos.
O acompanhamento familiar com intervenção direcionada e compartilhada com as famílias tem como objetivo promover a superação das vulnerabilidades e o enfrentamento dos riscos que limitam o exercício da cidadania.
O serviço de Assistência Social é o responsável pelo trabalho desenvolvido com as famílias e usuários dos programas “Promoção da Saúde” e nas “Ações de Aprendizagem e Educação Inclusiva”. Valorizando e capacitando a pessoa com deficiência intelectual e múltiplas e suas famílias, dando-lhes voz e incentivando sua participação na sociedade para se tornarem protagonistas de seus direitos e deveres, com foco no fortalecimento do papel protetivo da família.
Este trabalho visa fomentar a promoção social e a sustentabilidade financeira da instituição.
Os objetivos são:
– Aperfeiçoar o convívio social e a capacidade de cooperação das mães;
– Desenvolver atividades que promovam a melhoria na renda familiar;
– Trabalhar a melhoria da autoestima das mães.
O fortalecimento de vínculos complementa o trabalho social realizado com as famílias e os usuários, promovendo a construção ou até mesmo a reconstrução de suas histórias, assumindo o protagonismo da história por eles vividos. Essas ações podem agregar as trocas por meio das mais diversas culturas e de suas vivências, desenvolvendo o vínculo de pertencimento social e o resgate da identidade, incentivando a expansão da socialização e das convivências comunitárias. A partir desses direcionamentos e trabalhos realizados é possível identificar resgate do desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dos usuários a partir dos próprios interesses, demandas e potencialidades; que identifica e evidencia as vulnerabilidades e, principalmente, busca combater as situações de risco tais como: a negligência, o abandono, a violência, entre outros.
A roda de conversa é um instrumental estratégico utilizado pelo assistente social para proporcionar aos familiares dos usuários assistidos na instituição um espaço de formação, diálogo, troca de informações, interação e partilha, uma vez que estimula a escuta e a fala.
Essa é uma oportunidade para se aprofundar nos temas transversais, com a perspectiva de contribuir para uma melhor qualidade de vida e resgate da própria identidade.
O eixo da Defesa de Direitos tem como foco o acesso à justiça e à educação cidadã para as famílias e usuários da Fundação Dom Bosco, visando apresentar de forma clara e acessível os direitos que cercam a pessoa com deficiência e suas famílias.
Essa ação tem como objetivos a defesa de direitos, a capacitação das famílias sobre o que é a deficiência, como é a legislação nos vieses da saúde, educação, assistência social e em como melhorar a relação entre as pessoas com deficiência e suas famílias, abrangendo, irmãos, tias, avós, entre outros familiares, além do resgate da identidade feminina, já que em sua maioria a principal referência do cuidado parte de alguém do sexo feminino.
O Espaço Família é aberto a todos familiares dos usuários que desejam participar das atividades propostas enquanto aguardam o atendimento de seus filhos nas Escolas onde a Fundação é mantenedora ou nas Clínicas. (Bairros Floresta ou Madre Gertrudes).
As atividades propostas para os familiares e/ou responsáveis visa a orientação e informar sobre seus direitos e deveres para que possam conviver de forma integrada com a sociedade, obedecendo os princípios constitucionais que lhes garantem o exercício da cidadania.
A defesa dos direitos e apoio à família assume o papel de ser responsável pela integralidade das ações desenvolvidas com as famílias e usuários dos serviços da instituição. A contemplação do serviço se dá com ações de defesa de direitos e ações socioassistenciais intersetoriais. Tendo como objetivo principal a efetivação dos direitos socioassistenciais, com finalidade na identificação e construção da percepção dos direitos, promovendo a cidadania, enfrentando as desigualdades sociais e promovendo a articulação com órgãos públicos de defesa de direitos dirigidos ao público da política de assistência social.
Um pequeno gesto para ajudar nossos pequenos!
Um pequeno gesto para ajudar nossos pequenos!
Junte-se a nós para proporcionar amor, cuidado e oportunidades a quem mais precisa. Doe agora e faça parte dessa transformação!
Clique no botão abaixo e ajude a Dom Bosco a mudar a vida de milhares de criança com a sua doação direto da conta!
Rua Urucuia, 18 – Bairro Floresta – Belo Horizonte – MG – CEP.: 30.150.060 Telefone: 31 3226-2616
ESCOLA ESPECIAL LÍGIA DE SOUZA TIBO – Clínica Multidisciplinar de Reabilitação Neurofuncional, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia e Assistência Social.
Rua Jayme Sales, 280 – Bairro Madre Gertrudes – Belo Horizonte – MG – CEP.: 30.518.320
Telefone: 31 3386-1600
ESCOLA DOMINGOS SÁVIO DE ENSINO ESPECIAL – Clínica Multidisciplinar de Reabilitação Neurofuncional, fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia e Assistência Social.